Boulevard M800
Modelo "bandido" foge da receita custom tradicional e evita visual clássico e cromados; motor V2 de 805 cm³ com
Texto: Arthur Caldeira/INFOMOTO
Fotos: Caio Mattos/INFOMOTO
Esqueça as custom com visual clássico, cheio de cromados e rodas raiadas. A Suzuki Boulevard M 800 vem de fábrica com rodas de liga-leve pintadas em preto e linhas futuristas. A M 800 surge como opção para quem quer o conforto de uma custom aliado a um design moderno. A modernidade aparece principalmente na rabeta, com linhas angulosas, e lanterna com LEDs. O painel de instrumentos também chama a atenção: o velocímetro analógico e o hodômetro digital ficam sob a mesa de direção, acima do guidão, emoldurados por uma capa cromada; já as luzes de advertência estão posicionadas sobre o tanque, junto à tampa de combustível, ambas com desenho bastante futurista.
O farol dianteiro ovalado e o pára-lama curto fazem desta uma custom mais jovial e com uma aparência “bandida”, fora-da-lei. Para isso contribuem também o motor pintado em preto e as rodas de liga-leve na mesma cor – que permitem o uso de pneus sem câmara de perfil largo e esportivo. Os cromados ficam reservados para os detalhes do painel, caixa-de-ar e escapamentos. Reforçando ainda mais seu caráter esportivo, a Boulevard M 800 traz suspensão dianteira telescópica invertida (upside-down).
Injeção de esportividade
Outro detalhe que garante não só um caráter, mas também um comportamento esportivo à M800 é o sistema de injeção eletrônica do modelo. Similar à utilizada na linha de superesportivas GSX-R, a injeção eletrônica conta com a tecnologia Suzuki Dual Throttle Valve (duas borboletas no corpo injetor, uma controlada pelo piloto e outra pelo módulo eletrônico). O sistema proporciona uma pilotagem sem engasgos na aceleração e motor sempre cheio. Claro que contribui para isso a arquitetura de dois cilindros em “V” posicionados a 45º, que oferece bastante torque desde as rotações mais baixas.
Com refrigeração líquida, oito válvulas e comando simples no cabeçote (SOHC), este V2 produz 6,7 kgm a 5.000 rpm. Entretanto, boa parte dessa “força” já pode ser sentida nas baixas rotações. Com isso diminuem as trocas de marchas, principalmente na estrada: pode-se manter a quinta e última marcha e girar o acelerador para que a M800 retome a velocidade e ultrapasse outros veículos mais lentos com facilidade. A potência não impressiona (55 cv a 6.500 rpm), porém é suficiente para manter 140 km/h mesmo em subidas íngremes. A velocidade máxima fica próxima dos 190 km/h. Mas altas velocidades cobram o preço na hora de abastecer: o consumo ficou na casa dos 15 km/l.
Outra qualidade do powertrain dessa Suzuki é a transmissão final feita por eixo-cardã. Sistema que dispensa lubrificações e revisões periódicas.
Confortável e estável
No quesito conforto, que é o grande trunfo das motos custom, a M 800 merece nota dez com louvor. O banco largo e macio, em conjunto com a boa ergonomia, faz o piloto se sentir confortável mesmo depois de muitas horas sobre a moto.
A ciclística também é responsável pelo conforto do piloto. Além de utilizar garfo invertido na dianteira, uma solução não muito comum nas motos deste segmento, ela traz uma balança traseira com um único conjunto mola-amortecedor regulável fixado por links. Ao pilotar, isso significa uma melhor absorção das imperfeições do piso, mais estabilidade em alta velocidade e menos oscilações ao contornar curvas. Mais do caráter esportivo que distingue a Boulevard da maioria das outras motos custom, que utilizam o sistema biamortecido na traseira.
Completam o conjunto, freio com disco simples e pinça de dois pistões, na dianteira, e um enorme tambor de 180 mm de diâmetro na traseira. Ambos respondem bem quando exigidos e param os 247 kg (peso a seco) da Boulevard.
Fonte: WebMotors
Ficha Técnica da Boulevard M800
Motor - 4 tempos
2 cilindros V-Twin 45º
8 válvulas
SOHC
refrigeração líquida
Cilindrada - 805 cc
Diâmetro x Curso 83,0 X 74,4 mm
Taxa de Compressão - 9,4:1
Transmissão - 5 velocidades
Sistema de Transmissão - Cardã
Sistema de Lubrificação - Cárter Úmido
Alimentação - Injeção eletrônica
Tipo de Ignição - Eletrônica Digital
Sistema de Partida - Elétrica
Comprimento - Total 2.370 mm
Largura - Total 920 mm
Altura - Total 1.125 mm
Entre Eixos - 1.655 mm
Vão Livre - 140 mm
Altura do Assento - 700 mm
Peso Seco - 247 kg
Suspensão Dianteira - Telescópica invertida de amortecimento hidráulico
Suspensão Traseira - Balança de amortecimento hidráulico tipo link, regulável
Freio Dianteiro - Disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
Freio Traseiro - Tambor de Ø 180 mm, com sapatas expansoras internas de acionamento mecânico
Pneu Dianteiro - 130/90-16 M/C 67H, sem câmara
Pneu Traseiro - 170/80-15 M/C 77H, sem câmara
Tanque - 15,5 litros
Óleo do Motor - 3,40 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima - 53 HP a 6.000 RPM
Torque Máximo - 7,03 kgf.m a 4.000 RPM
Cor preta
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