terça-feira, 4 de outubro de 2011

Terra (In)cógnita revela Rio Preto sob novas perspectivas


 
O livro Terra (In)cógnita: Novos Estudos sobre São José do Rio Preto, será lançado no próximo dia 14, às 19h30, no Sesc Rio Preto. O livro é uma coletânea que reuni artigos que abordam a cidade em perspectiva histórica. Tais textos resultaram de pesquisas científicas e foram escritos por historiadores, sociólogos, geógrafos, economistas e arquitetos, todos vinculados, como professores ou estudantes, aos programas de pós-graduação de conceituadas universidades brasileiras.

Segundo os pesquisadores e organizadores do livro Celso de Carvalho Jr., Marcelo Lapuente Mahl  e Raquel Discini de Campos, as pesquisas apresentam análises de documentos históricos inéditos (jornais, álbuns, fotografias, manuais de conduta e outros), abordagem metodológica inovadora em seus campos; e ainda temáticas pouco exploradas nos estudos históricos sobre Rio Preto (meio ambiente, civilidade, movimento estudantil, planejamento urbano, história dos intelectuais, exclusão social etc). 

Reunir profissionais de diferentes instituições e áreas do conhecimento para discutir um tema central – a cidade de São José do Rio Preto – resultou num painel crítico, atualizado e diversificado sobre a história regional. Por isso, acreditamos que a relevância desse projeto reside em demonstrar como se pesquisa Rio Preto e para que se pesquisa Rio Preto nos dias atuais. A obra também conta com ilustração de capa de Orlando Fuzinelle e prefácio de Antonio Celso Ferreira, coordenador do CEDEM/UNESP. E recebeu o apoio da FAPERP.

Os organizadores

Celso Carvalho Jr. - É historiador e mestre em História do Brasil (Unesp/Assis), além de doutorando, nesta mesma instituição, na área de História Cultural. É professor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb).

Marcelo Lapuente Mahl - Historiador, mestre e doutor em História do Brasil (Unesp/Assis). É professor adjunto do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Organizou o livro Letras e identidades: São Paulo no século XX, capital e interior (Ed. Annablume).

Raquel Discini de Campos - É historiadora, mestre e doutora em História da Educação (Unesp/Araraquara). Atua como professora na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Publicou os livros, A “princesa do sertão” na modernidade republicana: urbanidade e educação na Rio Preto dos anos de 1920 (Ed. Annablume) e Mulheres e crianças na imprensa paulista: educação e história (Ed.
Unesp).

Serviço
Local: Sesc Rio Preto (Av. Francisco de Chagas Oliveira, nº 1333)
Data: 14/10/2011
Horário: 19h 30min

Contatos: