segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A morte lenta de Andreas Baader





Jean-Paul Sartre - 1974


No início, nós apertamos as mãos. Sentou-se diante de mim e, depois de três minutos, a primeira coisa que ele disse, um pouco como se fosse uma saudação, foi: "Eu pensei que estava lidando com um amigo, mas eles me mandaram um juiz ..."

Obviamente, isso foi por causa da declaração que eu tinha feito na TV alemã na noite anterior.

Eu acho que ele também espera que eu tivesse vindo para defendê-lo e seus companheiros com base nas ações que tinham tomado. Ele viu que eu não estava de acordo com eles. Eu vim como um homem de esquerda que se simpatiza com qualquer pessoa de esquerda em perigo, Esta é uma atitude que eu acho que deve ser generalizada.

Eu vim para que ele pudesse me dar o seu ponto de vista sobre a luta e a forma que a que tinha conduzido.

E eu não tinha chegado a dizer que eu estava de acordo com ele, mas simplesmente para saber quais de suas opiniões e se elas poderiam ser retomadas em outro lugar. Para falar sobre a sua situação na prisão como um prisioneiro .

Em seguida, falou de sua vida na prisão. Perguntei-lhe por que ele estava em greve de fome. Ele respondeu que ele estava fazendo isso para protestar contra as condições do seu encarceramento.

Como sabemos agora, há um certo número de celas na prisão, também existem em outras prisões alemão. Eles estão separados das outras celas, que são pintadas de branco. A luz elétrica fica acesa até às 23 horas, e às vezes ficam acesas 24 horas.

E há algo que está faltando: o som. O objetivo é enfraquecê-los e torná-los perfeitamente inaudível dentro da própria cela.

Sabemos que o som é indispensável para um corpo humano e consciência. Deve haver uma atmosfera que rodeia uma pessoa.

Há ausência de som, que chamamos de silêncio. O som de um bonde que passava, a de um transeunte na rua, sirenes de alerta estão ligados à conduta humana, eles marcam presença humana.

Esta falta de comunicação com os outros através do som cria profundos problemas - problemas circulatórios no corpo, e problemas de consciência. Estes últimos destroem o pensamento, tornando cada vez mais difícil. Pouco a pouco, provoca desmaios, então o delírio, e, obviamente loucura.

Assim, mesmo se não houver nenhum “torturador”, a situação é de tortura. Isto provoca a tortura do preso, que o leva a estupefação ou à morte.

Baader (foto), que é uma vítima dessa tortura, fala muito apropriadamente, mas de vez em quando ele pára, perde a linha de pensamento. Ele pega a cabeça entre as mãos no meio de uma frase e em seguida, inicia-se novamente dois minutos depois.

Seu corpo está fino por causa da sua greve de fome, ele é alimentado à força pelos médicos da prisão, mas está muito magro, perdeu 15 quilos. Ele flutua na sua roupa, que se tornaram demasiado grandes. Já não existe qualquer relação entre o Baader e o homem de boa saúde que conheci.

Estes procedimentos, reservado para presos políticos, na solitária - pelo menos, os do grupo Baader-Meinhof - são procedimentos contrários aos direitos do Homem.

De acordo com os Direitos do Homem, um preso deve ser tratado como um homem. Ele está preso, mas ele não deve ser objeto de qualquer tortura, ou qualquer coisa que tenha por objetivo levar a morte ou a degradação da pessoa humana. Este sistema é precisamente contra a pessoa humana e destrói.

Baader ainda está resistindo muito bem. Ele está enfraquecido, certamente doente, mas ele permanece consciente. Outros estão em coma.

Há medo para a vida dos cinco detentos dentro das próximas semanas, meses, ou talvez mesmo dias. É urgente que um movimento seja configurado para exigir que os presos sejam tratados de acordo com os Direitos do Homem, para que não sofram nenhum tratamento específico, que poderia impedi-los de responder corretamente todas as perguntas que serão colocadas para eles no dia de seu julgamento ou mesmo, como já aconteceu uma vez, para matá-los.

Já existe uma defesa empenhada para os prisioneiros alemães na França. Esta comissão trabalha em conjunto com a Holanda e Inglaterra. Mas é importante que uma comissão deste tipo seja criada na Alemanha, formada por intelectuais, médicos e pessoas de todos os tipos, detidos por crimes comuns e presos políticos sejam tratados da mesma maneira.