quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Universo de Kafka é retratado em montagem contemplada com o Prêmio Estímulo

O ator rio-pretense Gerrah Tenfuss estreia no próximo dia 11 (sábado), às 20 h30, no Sesc Rio Preto, o espetáculo O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente. A montagem foi contemplada no Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural.

O espetáculo é a encenação do conto homônimo do escritor pós-moderno Jair Ferreira dos Santos, presente em seu livro Cyber Senzala. A obra discute a capacidade de influência que a literatura tem na vida de uma pessoa. No conto, o personagem central se identifica com a obra do autor tcheco Franz Kafka e decide também ser escritor e, mais que isso, reencarnar o próprio Kafka.

Segundo Tenfuss, o espetáculo é um drama com um texto irônico e sarcástico, que beira o humor negro. “É um texto rico, inteligente, veloz e muito poderoso. O humor é ácido e, apesar de ser um monólogo, o espetáculo tem muita ação.”

A direção é de Carolina Alvim, formada pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, que tem em seu currículo A Aventura de um Fotógrafo, baseada na obra do autor Italo Calvino, Amores Difíceis. Segundo ela, houve um trabalho muito intenso com o ator para que ele pudesse absorver a atmosfera kafkaniana.

Tenfuss diz que a encenação de Kafka significa uma ruptura em sua carreira. “Depois de dois solos de teatro-físico, utilizando técnicas do Butoh – Abis/OM e Mel --, desenvolvi um trabalho teatral calcado numa dramaturgia escrita e literária. Foi preciso fazer uma construção verbal. Até então, trabalhava numa dramaturgia corpórea.”

A montagem teve a participação de profissionais experientes, que se preocuparam com cada detalhe do espetáculo. O figurino é assinado pela grife Estivanelli. Foram compostos trajes inspirados nas vestimentas de Kafka. “O Estivanelli foi muito receptivo e se dispôs, logo de início, a criar os figurinos. Acredito que ele viu a seriedade do projeto e isso fez com que se engajasse na proposta teatral.”

A trilha sonora é assinada por Ly Sarkis, que procura criar o clima angustiante da obra de Kafka, na visão de Jair Ferreira dos Santos. A iluminação é de Lu Lopes e foi toda trabalhada sobre o noir. “Também fiquei muito lisonjeado com o apoio recebido de JC Serrone para essa estreia. Conversamos sobre o espetáculo e apesar de não poder assinar a montagem, por estar envolvido em outros projetos, ele se mostrou bastante interessado”, conta o ator.

Tenfuss, que acaba de ter seu espetáculo Mel selecionado para o Festival Breves Cenas, de Manaus-AM, destaca a importância do Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, que viabilizou a montagem e o apoio do Sesc Rio Preto, que está dando todo o suporte para a apresentação.

Bate-papo

Esta é a primeira encenação do conto de Jair Ferreira dos Santos. Ficcionista, poeta e ensaísta, ele é autor do livro O que é Pós-moderno, trabalho que já vendeu mais de 100 mil cópias. Gerrah informa que entrou em contato com a obra do escritor na universidade, quando realizava seus estudos a respeito do pós-modernismo. Posteriormente, contatou o autor, que autorizou o uso do conto. Após a apresentação de O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente, haverá um bate-papo com o escritor, que estará autografando o livro Cyber Senzala.

O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente

Da obra de Jair Ferreira dos Santos

Direção - Carolina Alvim

Solo - Gerrah Tenfuss

Fotos - Nathalie Gingold

Figurinos - Estivanelli

Iluminação - Luís F. Lopes

Trilha sonora - Ly Sarkis

Serviço

Data: 11/12/2010

Horário: 20h30

Local: Sesc Rio Preto - avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 - bairro Chácara Municipal - São José do Rio Preto

Preço: Entrada franca