terça-feira, 19 de junho de 2012

Tempos ousados – Antes da Marcha da Vadias, Prefeitura de Rio Preto hasteou a bandeira do movimento GLSBT



 
RIO-PRETENSES ENSAIAM NO FACE A “MARCHA DAS VADIAS”

Maria Stella Calças        

Se depender do entusiasmo de um grupo de mulheres que se organizam no Facebook, a avenida Alberto Andaló, em Rio Preto, será palco de um protesto contra o machismo e o abuso sexual: a “Marcha das Vadias”, movimento que começou no Canadá, em abril de 2011, e ganhou outras cidades.

“Queremos fazer na avenida Andaló, mas ainda é algo a ser estudado”, explica Letícia Romania Fernandes, 21 anos, estudante, que é uma das líderes do movimento, que fez ontem a primeira reunião com outras entusiastas da ideia, a maioria integrante do grupo de 400 pessoas adicionadas na rede social.

Em reunião na Unesp, ficou decidido que a marcha acontecerá dia 28 de julho, um sábado, com saída ao meio-dia da praça Rui Barbosa. Os manifestantes devem andar pelo centro da cidade e principais avenidas.

Fonte: Diarioweb


TEMPOS OUSADOS

Em junho de 2006, fui procurado por representantes do movimento GLSBT (Gays, Lésbicas, Simpatizantes, Bissexuais e Travestis), de Rio Preto. Na época, havia deixado a secretaria de Cultura para assumir a secretaria de Comunicação. Eles me solicitaram autorização para instalar uma bandeira-símbolo do movimento no prédio da Prefeitura de Rio Preto, medindo 10 metros de largura por 20 metros de comprimento.  O objetivo era divulgar a 6ª Parada GLSBT da cidade, que naquele ano reuniria aproximadamente 30 mil pessoas.

Fui ao prefeito Edinho Araújo com o pedido. A autorização foi dada, depois de uma intensa negociação. Vale lembrar que Edinho é evangélico. Além disso, enfrentamos muita resistência por parte das alas mais conservadoras do governo. Prevaleceu o espírito democrático do prefeito.

A bandeira foi instalada na sede do Poder Público Municipal de Rio Preto e ficou lá por um mês. Podia ser vista do início da avenida Andaló.

Eram tempos ousados.  

Hoje, a cidade parece estar mais careta,

Marcha da Vadias, à luta.