terça-feira, 3 de julho de 2012

Começa amanhã a 12ª edição do FIT Rio Preto


O FIT –Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, iniciada na minha gestão à frente da Cultura, em 2000, se tornou um dos mais consagrados eventos de artes cênicas do país e integra o Núcleo dos Festivais. Esperado ansiosamente pelo público e crítica, chega à sua 12ª edição, no período de 4 a 14 de julho, com um número recorde de espetáculos internacionais, dez, além de oito nacionais adultos, seis de rua, cinco infantis e dez produções de Rio Preto, totalizando 39 espetáculos teatrais. 

Dialogando com o momento histórico em que vivemos, o FIT 2012 propõe verificar o movimento entre a expressão pessoal, vinda do campo da individualidade, e a expressão do coletivo, vinda do campo dos interesses em comum. Por meio dos espetáculos selecionados e convidados, a curadoria buscou questionar de que maneira a sociabilidade atual estão sendo levadas em cena. 

Além dos teatros, que são os espaços convencionais para as apresentações, ruas, praças e locais alternativos servirão de palco para as inúmeras intervenções e performances, que buscam a proximidade e interação com o público. Ao todo, esta edição conta com 115 apresentações. 

Um dos destaques é a presença do ator e performer rio-pretense Gerrah Tenfuss. Ele dirige o espetáculo Kabukiza, que será apresentado dia 11, no Teatro Nelson Castro e está no elenco do espetáculo Território Banal, que será apresentado dia 8, no Sesc.

Serviço

 11/7/2012 ás 19h - Teatro Municipal Nelson Castro
 11/7/2012 ás 21h - Teatro Municipal Nelson Castro  

 8/7/2012 ás 19h - SESC - Teatro
8/7/2012 ás 21h30 - SESC - Teatro  


Gerrah Tenfuss dirige Kabukiza
Gerrah Tenfuss, em cena no Território Banal