sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gerrah Tenfuss apresenta Abis/OM no Sesi de Birigui



O ator e performer Gerrah Tenfuss apresenta, neste dia 1º de outubro, o espetáculo Abis/OM, às 20 horas, no Sesi de Birigui. Abis/OM é uma metáfora do corpo morto desenvolvida no contexto pós-guerra, por Tatsumi Hijikata, e que volta à tona nos tempo atuais, em que a humanidade se vê novamente inserida no Abismo, seja ele psíquico, emocional, mental, filosófico, ou mitológico. Abis/OM é etimologicamente um termo de origem sânscrita que designa o homem enquanto seu próprio abismo. Não um lugar, mas um estado de crise.

O corpo em crise, decadente, fragmentado, fictício, que se transmuta entre o fogo do interior da Mãe Gaia para renascer como a Ave Fênix de Heliópolis (a mítica cidade do Sol).

O espetáculo é um trabalho solo que busca, por meio de uma linguagem simbólica, silenciosa e contemplativa, descrever as trajetórias de um ser - singular e plural - pelos labirintos e abismos da condição humana. É a história do mito homem que se levanta do lodo da terra passando por aspectos animalescos até chegar à condição humana. Nessa condição, se depara com as inúmeras teorias do intelecto atingindo um clímax que o faz retornar a sua origem adicionada a experiência do percurso.

Com um tempo dilatado as figuras se formam e desaparecem de maneira sutil e brusca. A inerência ou imanência da morte, ou o intervalo caracterizado pelo pós-vida aparecem como atmosfera. O clima caminha do denso ao abstrato, etéreo. A narrativa rompe por completo com a linha sintagmática, propondo imagens abstratas e com interpretação multifacetada.