terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Valdomiro e Edinho polarizam disputa em Rio Preto


O Diário da Região publicou no domingo e nesta terça-feira o resultado de uma pesquisa eleitoral e de avaliação da administração municipal de São José do Rio Preto realizada em parceria com o Instituto UP. O jornal cumpre com o seu papel de principal veículo de comunicação impressa da região Noroeste do Estado de São Paulo e acaba com uma série de boatos em torno das pré-candidaturas colocadas até o momento no cenário eleitoral da cidade. 

Abaixo o quadro apontado pela pesquisa do Diário. Clique na imagem para ampliá-la.


Numa avaliação global da pesquisa, pode-se dizer que o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) foi o grande beneficiário. Está à frente na corrida eleitoral e com uma administração aprovada pela população. Isso depois de enfrentar uma onda de protestos, coordenada pelo movimento Vergonha Rio Preto. Olhando de fora, pode parecer que um empate técnico com o ex-prefeito Edinho Araújo é muito pouco. A verdade é que Valdomiro enfrentou uma série de dificuldades no inicio de seu governo e que a sua administração passou a ser vista com bons olhos mais recentemente.

Para o ex-prefeito Edinho Araújo (PMDB), quase 30% de intenção de votos três anos depois de ter deixado o governo também é significativo.   A disputa eleitoral do ano que vem deverá ficar polarizada entre Edinho e Valdomiro, com João Paulo Rillo (PT) correndo por fora.

Análise das candidaturas

Valdomiro Lopes – O atual prefeito Valdomiro Lopes, que vai para a reeleição, é um profissional da política. Sabe onde pisa e como atingir seus objetivos. Leva uma grande vantagem em relação aos concorrentes: tem a máquina da Prefeitura de Rio Preto em suas mãos. E sabe como usá-la.
Valdomiro aparelhou a prefeitura com pessoas de sua confiança e loteou cargos com os partidos aliados. Terá um exército de cabos eleitorais nas ruas querendo garantir o emprego. Está fazendo uma administração sem grandes tropeços. No caso Tavolaro, agiu corretamente afastando o assessor, tirando o seu governo do foco do escândalo. Enfrentou as manifestações contra sua administração sem perder a calma. São todos pontos positivos.
No momento, é o mais organizado para enfrentar a disputa. Conseguiu amarrar um grande leque de partidos para apoiá-lo, esvaziando, inclusive, as candidaturas adversárias. Já tem uma grande agência, a GW, traçando as estratégias da sua campanha. Ocupou as redes sociais. Turbinou a publicidade da administração municipal. Terá quase R$ 5 milhões, ano que vem, para divulgar seus feitos administrativos.
Contará com o apoio do governo do Estado. O vice será do PSDB, provavelmente Ivani Vaz de Lima.
Tem mais - O período de maldades já passou. Daqui para frente é só bondades. Exemplo: diminuição do preço da passagem da Circular. Tem uma série de obras para inaugurar. E, o que é importante: está com caixa para a campanha. Alguém duvida que grandes empreiteiras vão colocar dinheiro na campanha de Valdomiro?

Edinho Araújo – Outro profissional da política. Raramente perde uma disputa eleitoral. Sabe fazer campanha e cresce na disputa. É bom de vídeo, de comício e de debate. Um político extremamente disciplinado. Faz política 24 horas por dia.
É o candidato do PMDB, só isso já lhe garante um bom tempo de TV. Preferido da classe média e dos ditos formadores de opinião. Já tem uma equipe praticamente montada para disputar as eleições. Conta com a Preview à frente do marketing eleitoral.
Atualmente, tem utilizado as redes sociais e free mídia para divulgar seu trabalho como deputado federal.
Edinho, porém, perdeu importantes companheiros e apoiadores nos últimos anos. Um pessoal que não sabia o que era mau tempo. Que suava a camisa para elegê-lo. Terá de recompor seu grupo e demonstrar para os apoiadores financeiros que entra com grandes chances de vencer. Continua um dos favoritos para vencer as eleições do ano que vem. 
João Paulo Rillo – Por pouco não derrotou Valdomiro Lopes na eleição passada. Deputado estadual eleito com uma excelente votação. Tem feito um bom papel na Assembleia Legislativa onde é o Líder da Minoria. Aparece com uma boa intenção de votos.
É do partido da presidente Dilma e vai para a disputa com apoio das lideranças do PT. São José do Rio Preto é considerada estratégica. Terá uma grande estrutura para sua campanha e representa a renovação na política rio-pretense. Caso consiga convencer o ex-prefeito Manoel Antunes (PDT) a apoiá-lo, entra na disputa em igualdade de condição com Valdomiro e Edinho.
Estão todos de olhos nele.

Manoel Antunes – No momento, tem 10% dos votos de Rio Preto, ou seja, 25 mil votos. Esses votos estão basicamente concentrados na Zona Norte de Rio Preto, a mais populosa. Eleitores extremamente fiéis, que podem decidir uma eleição num segundo turno. É inimigo de Valdomiro Lopes, amigo de João do Paulo e começa a ser elogiado por Edinho, com que as relações já foram piores.

Demais candidatos – Quanto às demais candidatos, vale destacar o 1,5% de Fernando Lucas (PRP). São quase quatro mil votos e podem crescer. Numa disputa acirrada de segundo turno, poderá fazer uma boa negociação.