sexta-feira, 20 de julho de 2012

Finlandia traz som instrumental para o SESC Rio Preto

O Finlandia, um duo formado pelo brasileiro Rapha Evangelista e pelo argentino Mauri Candussi  apresenta-se, na próxima quarta-feira (25/7), no SESC Rio Preto, às 21h30. Depois de um tour pela Europa, América Central e América do Sul eles estão de volta ao Brasil e dão um pula em Rio Preto para divulgar músicas do novo disco, que sairá em outubro. 

Neste ano, o duo recebeu o prêmio de melhor grupo instrumental, no Prêmio Hangar de Música, em Natal (RN), e o próximo tour internacional pela Europa já tem datas agendadas para 2013.

No início de 2010, quando o Finlandia iniciou suas atividades, nem mesmo Raphael Evangelista (violoncelo) e Maurício Candussi (piano, acordeão e programações) imaginavam que em menos de três anos seu projeto musical iria tão longe. Já são dois CDs e um EP lançados, o terceiro álbum cheio já está em produção e conta com participações especiais de artistas do Brasil, como a cantora Fernanda Porto, além de músicos da Argentina, Rússia, Alemanha, Finlândia, El Salvador, EUA e Japão. 

Ao longo desses dois anos já somam shows por mais de 20 países, entre eles Portugal, Itália, Alemanha, Andorra, Finlandia, Chile, Bolívia, El Salvador, Guatemala e, obviamente, Brasil e Argentina.

Raphael é brasileiro, Mauricio é argentino. Conheceram-se nos bastidores dos shows de suas bandas anteriores, mas também se encontraram na vontade de pesquisar as tradições musicais de seus países, mesclá-las e fazer um mix com sonoridades contemporâneas. Do lado brasileiro entraram o samba, o baião, o frevo, a bossa nova. Da argentina a cúmbia, a milonga, o tango. Dos passeios que fizeram pelos demais países da América Latina incorporaram outros ritmos, como o huayno, a saya, entre tantos outros. Além de samplers de instrumentos típicos de cada país.

Por onde passam o público se entrega à batida que pede para o corpo se movimentar. Mesmo de forma tímida a audiência se mexe, nem que seja marcando o tempo com o pé. Essa história vai passar por São José do Rio Preto no dia 25 de julho, quarta-feira, na lanchonete do SESC Rio Preto. No repertório estão músicas dos trabalhos anteriores e obras inéditas que estarão em “Dale!”, o próximo cd da dupla.

Serviço:
Duo Finlandia
Quarta-feira, 25 de julho, às 21h30
SESC Rio Preto - Lanchonete
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal
Entrada gratuita
Recomendado para maiores de 16 anos
Info:  17 3216-9300