sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dom Orani autorizou "O Paraíso Perdido"

Dom Orani Tempesta autorizou, em 2003, exibição do espetáculo “O Paraíso Perdido”, na Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida de São José do Rio Preto. A montagem fazia parte da trilogia bíblica do Teatro da Vertigem apresentada no FIT – Festival Internacional de Teatro. Encenado pela primeira vez em novembro de 1992 na igreja de Santa Ifigênia, no bairro paulistano Santa Cecília, o espetáculo “O Paraíso Perdido” foi marcado por reações de católicos conservadores.
Na época, presidente do FIT, tive a oportunidade de negociar pessoalmente com Dom Orani a apresentação. Sabia da resistência de setores conservadores da Igreja e fui preparado para um conversa difícil. Ao contrário do que imaginava, Dom Orani mostrou-se uma pessoa aberta e pediu para analisar o texto. Dias depois, em nova conversa, autorizou a apresentação. Tenho o maior respeito por Dom Orani. Ele sempre prestigiou a área cultural de Rio Preto. Foi presença constante na primeira Bienal do Livro realizada em 2002.
Paradise Lost
O roteiro de “O Paraíso Perdido” é inspirado no poema “Paradise Lost”, escrito pelo inglês John Milton no século 17. A pesquisa baseou-se ainda na leitura de textos de T.S. Eliot, Jorge Luís Borges, William Shakespeare, Menotti del Picchia e dos livros da Bíblia (“Gênesis”, “Ezequiel” e “Eclesiastes”).