sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dom Orani é o novo arcebispo do Rio de Janeiro

Dom Orani João Tempesta é o novo arcebispo do Rio e deve assumir sua nova função no dia 19 de abril. O cardeal Dom Eusébio Scheid anunciou nesta sexta-feira (27) o nome de Dom Orani João Tempesta como o novo arcebispo do Rio. As informações são do site da Arquidiocese de São Sebastião.
Dom Orani João Tempesta é natural de São José do Rio Pardo, em São Paulo, e Arcebispo de Belém, no Pará, desde março de 2004. Anteriormente, desde 1997, foi o Arcebispo de São José do Rio Preto. Em junho, Dom Orani completará 59 anos. Seu lema é “Para que todos sejam um”.
O novo arcebispo faz parte do Conselho Episcopal de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil onde exerce o cargo de presidente nacional da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social. Dom Orani também é membro do Conselho Superior da Redevida de Televisão e do Conselho de Comunicação do Senado Federal.
Ele sucede ao cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, 76 anos, que renunciou ao governo da arquidiocese do Rio conforme o cânon 401 § 1º do Código de Direto Canônico, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos.