A disputa pela Prefeitura de Rio Preto, em 2012, tem movimentado a área política. Atualmente, são quatro os pré-candidatos com mais chances: o prefeito Valdomiro Lopes (PSB), o deputado federal Edinho Araújo (PMDB), o deputado estadual João Paulo Rillo (PT) e o ex-prefeito Manoel Antunes (PDT).
O prefeito Valdomiro Lopes, que vai tentar a reeleição, tem ao seu lado um grande arco de partidos aliados. Entre eles, o PSDB do governador Geraldo Alckmin e o DEM, do deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia. Ele tem uma série de obras para inaugurar e deverá anunciar medidas de grande impacto popular, como a redução da passagem da Circular de R$ 2,30 para R$ 2,10.
O ex-prefeito Edinho Araújo conta com o apoio da cúpula do PMDB, leia-se Michel Temer, e traz no currículo 8 anos de administração da cidade. Deixou o governo bem-avaliado e consegue atrair lideranças importantes para apoiá-lo na disputa. Como deputado federal, tem usado o cargo para fortalecer sua imagem na cidade.
João Paulo Rillo vem de duas excelentes votações, com mais de 100 mil votos em cada. Tem o apoio do governo Dilma Rousseff e, dizem, a admiração do todo-poderoso José Dirceu. Dessa vez, deve sair sem a parceria com o ex-prefeito Manoel Antunes.
Mané, como carinhosamente é chamado o ex-prefeito Manoel Antunes, apesar das últimas derrotas, ainda é um nome forte, principalmente nas camadas mais populares.
Esse deverá ser o quadro no ano que vem, com um ou outro nome novo, como o de um empresário ligado à Acirp. Será uma disputada acirrada, sem favorito neste momento. Pelo o que já estamos assistindo – gravações, depoimentos, denúncias, grampos, espionagem –, a eleição será um salve-se quem puder. Muita munição está sendo acumulada. Além de mostrar porque será um bom administrador para Rio Preto, os pretendentes terão de cuidar do telhado, que terá de ser forte o suficiente para protegê-lo da artilharia.
O sucesso de cada um dependerá do que irá acontecer neste intervalo que separa o lançamento das candidaturas e obviamente das campanhas. Todos estão se movimentando.