segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Considerações sobre a disputa para a Prefeitura de Rio Preto


O prefeito Valdomiro Lopes (PSB) entra para a historia como o primeiro prefeito reeleito, no 1° turno, em Rio Preto. Foram 133.024 mil votos, ou seja, 58,56% dos votos.

O que levou Valdomiro a essa vitória? Uma série de fatores, a começar por uma gestão bem avaliada pela população. Grandes obras na área de Saúde, Educação e Infraestrutura. O prefeito se preparou para a disputa. Fez um grande arco de alianças com os partidos, conseguiu um bom tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV. Contratou uma equipe profissional e competente de comunicação. Fez uma campanha limpa. E mostrou-se uma pessoa disciplinada e determinada a conquistar a vitória.

Como diria o jornalista Wilson Guilherme. “Os vitoriosos comemoram. Os derrotados explicam.”
É bem isso. Valdomiro não tem muito que explicar. Afinal, deu tudo certo. E os demais?

João Paulo Rillo reassumi seu cargo de deputado estadual. Depois de obter 66,9 mil votos, ele e seus comissionados – segundo parcela da imprensa e para o posição, nesse caso não são apadrinhados – voltam para a Assembleia Legislativa. Essa história de terceiro turno nunca deu certo. Nem com o Lula.  Vai fazer uma avaliação de onde errou e se preparar para disputar a reeleição de deputado estadual ou quem sabe pensar em disputar uma vaga para federal.  Uma coisa João Paulo precisa fazer urgentemente, reciclar o discurso. O PT está há 10 anos na Presidência da República e ele ainda fala da “esperança”.

Manoel Antunes saiu menor do que entrou. É um dos grandes derrotados desta eleição. Terminou com apenas 5% dos votos. Fez uma campanha pobre e com um discurso ultrapassado. Resultado: 11,9 mil votos.

Maurício Bellodi saiu do nada e obteve a mesma votação do professor Manoel Antunes: 11,3 mil votos. Esbarrou em setores do empresariado, aliou-se a João Paulo Rillo nos ataques ao prefeito Valdomiro e vai avaliar o recal dessa campanha. Sua ideia é disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa em 2014. Seu partido não elegeu nenhum candidato a vereador. Além disso, permitiu que um candidato impugnado fizesse campanha para vereador prejudicando os demais companheiros. O certo seria canalizar os esforços para a chapa e não jogar todos os votos fora.

Marcelo Henrique, bateu, bateu, bateu e ficou na mesma, 1,6% dos votos. Deve sair candidato na próxima disputa. Ocupa, no rádio e na TV, espaço nobre de 2 em 2 anos, o que é ótimo para ele. Seu partido perdeu o único vereador que tinha na Câmara, Pedro Roberto.  

E Edinho Araújo? Na eleição passada, deu seu apoio para Valdomiro Lopes. Nessa, desistiu da disputa para apoiar João Paulo Rillo, candidato que não foi para o segundo turno, ao contrário da eleição anterior. Daqui a dois anos, Edinho será candidato novamente e aí saberemos se mais uma vez mexeu de forma certa as peças no tabuleiro.

Os deputados federais Rodrigo Garcia (DEM) e José Carlos Vaz de Lima (PSDB), apoiadores de primeira hora, também saem vencedores da disputa municipal.

Consideração final. Valdomiro Lopes estabeleceu um novo patamar para a disputa eleitoral de Rio Preto. Não existe mais lugar para amadorismo. 


* Em Rio Preto, o candidato a vereador Liszt Abdala, do PV, informa que fez 2.662 votos e que aguarda julgamento do TSE para validar sua votação. Segundo ele, caso isso se confirme, estaria eleito. Vamos aguardar a decisão da Justiça.