segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Considerações sobre a nova Câmara de Rio Preto


O resultado da eleição para vereador de Rio Preto foi extremamente favorável ao prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Em tese, tem 14 vereadores aliados e 4 na oposição, o que lhe garante 2/3 das votações, ou seja, maioria absoluta. O número de vereadores da base pode ser maior.  Ainda não sabemos como irão se comportar o Cel. Jean Charles (PMDB) e Karina Caroline (PRB). A tendência é Jean Charles votar de forma independente e a Karina se aliar ao prefeito. 

A renovação foi alta, nove vereadores novos. O mais votado, Marco Rillo (PT), foi beneficiado por ser identificado como o maior opositor da atual administração. Canalizou os votos de oposição. 

Os três vereadores que ocuparam secretarias municipais se elegeram com folga: Paulera (Serviços Gerais), Marinho das Bombas (Esporte) e Jorge Menezes (Agricultura). Souberam trabalhar nas suas pastas e conseguiram transformar esse trabalho em votos. 

Dos novos, Renato Pupo e César Gelsi já deveriam ter entrado na eleição passada. Foram bem votados e continuaram trabalhando para a eleição seguinte. 

As novidades são: Fábio Marcondes, Peixão, Celi, Júnior e Larranhaga. Karina, ligada à Igreja Universal e Jean Charles, aos carismáticos, eram considerados favoritos. 

O resultado da eleição também vai influenciar na formação do próximo secretariado. PSB, partido do prefeito Valdomiro Lopes; PSDB, da vice Ivani e do deputado federal, Vaz de Lima; DEM, do deputado federal e secretário de Estado, Rodrigo Garcia; PTB, dos secretários Alexandre Costa e Deodoro Moreira e PP, do Paulera, terão cadeira cativa na administração.

Lembrando que caso os vereadores que já foram secretários voltem a ocupar suas pastas, Dr. Luiz Fernando, Helião e Ana Polotto poderão assumir. Assim como Jabis Busqueti, do PTB e Mário Welber, do PSDB. 

Quanto aos vereadores que não foram reeleitos. O presidente Oscarzinho Pimentel sofreu um desgaste muito grande com aquela história de ir para o motel com duas garotas, uma menor idade. E pior, teria organizado a “festinha” no meio de um culto evangélico. 

Dinho, dessa vez, não pode contar com a ajuda do professor Manoel Antunes, que teve uma votação muito fraca. Pedro Roberto, a exemplo de Cacau Lopes, teve problema com coeficiente eleitoral. As coligações não atingiram o mínimo exigido por lei. 
Professor Farath, Piacenti, Nilson Silva, Abdanur, Nelson Ohno e Parise sofreram desgaste na atual legislatura e não repetiram as votações anteriores. 

Maurin, Carlão do JC, Gerson Furquim e Alessandra Trigo – essa contou com a ajuda do vereador Marco Rillo, que no programa eleitoral apareceu ofendendo a vereadora da bicicletinha – passaram ilesos pela campanha desencadeada por movimentos sociais e por parcelas da imprensa contra a atual Câmara. 

Agora, é esperar 2013 e ver como irá se comportar a futura Câmara de Rio Preto. Esperamos que ela seja mais comprometida com os interesses da população. 


Os eleitos:

Marco Rillo – PT – 6.254 
Paulera – PP – 6.113
Renato Pupo – PSD – 5.447
Fábio Marcondes – PR – 4.687
Marinho das Bombas – PSB – 4.656
Jorge Menezes – DEM – 4.448
César Gelsi – PSDB – 3.823
Carlão do JC – PTB – 3.126
Cel. Jean Charles – PMDB – 3.115
Peixão – PSB – 3.010
Maurin – PC do B – 3.008
Karina Caroline – PRB – 2.917
Gerson Furquim – PP – 2.841
Alessandra Trigo – PSDB – 2.786
Celi Regina – PT – 2.651
Júnior – PTB – 2.578
Márcio Larranhaga – PSC - 1.801