sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

No interior de SP, Olímpia atrai projetos de turismo

Thermas dos Laranjais, em Olímpia 


Valor Econômico

Com apenas 50,6 mil habitantes, mas visitação anual de 1 milhão de turistas, a cidade de Olímpia, no noroeste paulista, vai receber investimento de R$ 175 milhões em três empreendimentos hoteleiros e turísticos nos próximos três anos. Os recursos serão alavancados pelo grupo local Ferrasa, que faturou R$ 63,5 milhões no ano passado.

De 2000 a 2010, segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Produto Interno Bruto (PIB) de Olímpia triplicou e chegou a R$ 1 bilhão, em grande parte impulsionado pelo turismo. No ano passado o setor de serviços respondeu por 62,2% do PIB de Olímpia.

Localizada na região administrativa de Barretos, composta por 19 municípios e a 420 quilômetros da cidade de São Paulo, Olímpia tem o terceiro maior PIB da região, ou o equivalente a 0,1% da soma de todas as riquezas produzidas pelo Estado de São Paulo.

Erguida sobre o aquífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce do mundo, Olímpia ganha cada vez mais fama pelas águas que, em piscinas, chegam a 30ºC. A água chega a essa temperatura por causa da grande profundidade em relação ao solo, de 1,1 mil metros, diz o diretor de marketing e gestão do Grupo Ferrasa, Sérgio Ney Padilha.

No próximo dia 22, o Grupo Ferrasa vai fazer o lançamento do Hot Beach Diversões Aquáticas. Esse será o segundo parque aquático de Olímpia, que conta, desde 1987, com o Thermas dos Laranjais. O investimento é de R$ 50 milhões, divididos entre o grupo Ferrasa e cinco investidores, que montaram uma sociedade anônima para viabilizar o empreendimento.

A expectativa para o parque aquático é de 60 mil turistas por mês. Junto com o resort, que ficará ao lado, a área total é de 140 mil metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol.

"O que a gente tem visto é pipocar hotel no interior de São Paulo. Está saindo hotel em tudo que é canto na região", afirma o sócio da consultoria HotelInvest, especializada em investimentos hoteleiros, Cristiano Vasquez.
Segundo o especialista em hotéis, só em 2012 a HotelInvest trabalhou em 10 projetos hoteleiros no interior paulista.

"Olímpia vai contra a tendência das outras cidades do interior de São Paulo, que preferem hotéis de negócios. É um produto turístico bem interessante e tem um mercado local que não tem muita opção de lazer", diz Vasquez. O turismo em Olímpia também é favorecido por sua localização - está a 50 quilômetros de cidades com população de alto poder aquisitivo como Barretos e São José do Rio Preto.

Ainda no dia 22, o grupo Ferrasa vai lançar o Hot Beach Resort Olímpia, com 484 quartos e investimento de R$ 80 milhões. O projeto será vendido por meio do sistema conhecido no setor como condo-hotel, no qual centenas de investidores podem comprar individualmente os apartamentos.

Tanto o hotel quanto o parque aquático têm previsão de inauguração em 36 meses. "No condo-hotel, o comprador tem direito a usar 30 dias por ano, pagando só 45% do valor da diária no balcão. Nesse período [de uso], o dono recebe o rendimento do apartamento normalmente. É um sistema mais justo", afirma Padilha.

De acordo com o diretor do grupo Ferrasa, "as pré-reservas estão acima da nossa expectativa". Padilha informou que o Ferrasa é composto por duas famílias, Ferrato e Santana, de Olímpia. O grupo nasceu como uma pequena construtora em 1981 e começou a investir em turismo há 12 anos.

O terceiro empreendimento do grupo Ferrasa é um resort de pequeno porte, que está em obras, com 264 quartos e cinco piscinas. O investimento no projeto é de R$ 45 milhões e previsão de conclusão em 2014. Próximo ao terreno desse projeto, o grupo tem, há 10 anos, um hotel butique, com 48 suítes, spa e academia. Além dos quatro empreendimentos no setor turístico, o Ferrasa já entregou em torno de 30 empreendimentos imobiliários em Olímpia.