domingo, 30 de janeiro de 2011

Rio Preto realiza 1º Campeonato de Drift

O campeonato de drift promete movimentar Rio Preto nos dias 5 e 6 de fevereiro, especialmente para quem gosta de carros e velocidade. A Avenida Francisco Chagas de Oliveira, trecho com a Juscelino Kubistchek de Oliveira, está passando por adaptações e reformas e será a pista do 1º Campeonato Internacional de Drift. Entre os participantes, consagrados pilotos brasileiros, japoneses e um paraguaio,entre eles: Gustavo Tagami, Fábio Akira, Willian Gobatto, Flávio Matsushita, Márcio Brinholi Proença e Roberto Kurassaki

Rio Preto é a primeira cidade a receber o campeonato inédito de Drift no Brasil, que já tem competição agendada para Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, com previsão de ser realizado em outros estados.


O campeonato de Rio Preto também terá exposição de carros de corrida, vindos do Japão, e apropriados para a realização do Drift. A corrida será narrada, e juízes japoneses serão os responsáveis pela pontuação dos competidores. O evento também será transmitido para o Japão, pelo site www.portalmie.com que é da comunidade brasileira que vive naquele país.


Drift


O Drift Moderno teve inicio no “All Japan Touring Car Championship races”. O legendário motociclista e corredor Kunimitsu Takahashi foi o criador da técnica em 1970. Ele ficou famoso batendo seu “apex” (o ponto onde o carro esta mais perto da curva) em alta velocidade e derrapando na curva, saindo da curva com mais velocidade que o normal. Depois dessa façanha ele ganhou uma legião de fãs que deram inicio ao Drift Japonês.


Para praticar o esporte é necessário ter um carro FR tração traseira. A ordem é levar o carro além dos limites, e ter técnica para faze-lo deslizar de lado e mante-lo assim. Para ser o melhor, o praticante tem que aprender a unir alta velocidade com ângulo do Drift, simultaneamente.


Ingressos


O ingresso para o treino de sábado, dia 5, deve ser trocado antecipadamente por dois quilos de alimentos não perecíveis nos pontos de troca e no próprio local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade do município. Os ingressos para a competição do dia 6 podem ser adquiridos no local, custarão R$ 20 (1º lote), e são limitados.


Programação


No dia 5 acontecem os treinos, e no dia 6, o evento propriamente dito, que traz a seguinte programação:


Treino, 5/02
Das 14h às 17h

Campeonato, 06/02


Das 10 às 11 horas - etapa de classificação e competição;

Das 11 às 12 horas - corrida de duplas;
Das 12 às 13 horas - show ao vivo com Victória Nasses;
Das 13 às 14 horas - pódio para os melhores; e
Das 13h30 às 15 horas - corrida de apresentação de Drift, com pessoa convidada a ser passageiro.