terça-feira, 30 de agosto de 2011

Grupo de Rio Preto apresenta espetáculo no Seminário Internacional de Crítica Teatral de Recife




A  Blackberries Wilted Company, de Rio Preto, apresenta-se neste dia 30, no Seminário Internacional de Crítica Teatral de Recife, com o espetáculo Mel. A edição 2011 do seminário tem como tema o Teatro fora do Eixo. Todas as atividades desenvolvidas pelo seminário terão como base a discussão das poéticas cênicas que estão se propondo em produzir trabalhos que estão fora das capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

O espetáculo Mel, do diretor e ator rio-pretense Gerrah Tenfuss, é uma dança baseada nas características estéticas do butoh (dança japonesa pós-guerra) e na relação com objetos. É um solo performático. O nome da perfomance remete à esfera feminina e seu imanente poder. O espetáculo foi premiado por Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia no 2º Festival de Teatro de Goiânia – GO

Segundo Gerrah Tenfuss, Mel tem um caráter performático, que evolui para uma peça teatral, “ganhando um enredo pós-dramático e se aprofundando no universo feminino”. O espetáculo foi selecionado para o Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto, de 2010.

Neste ano, a Blackberries Wilted Company ganhou o prêmio de melhor texto no Festival Nacional de Goiânia com o espetáculo O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente, que também foi selecionado para o FIT Rio Preto.  

Seminário Internacional

O Seminário Internacional de Crítica Teatral, que acontece desde 2005, reúne estudantes, profissionais e estudiosos de diferentes formações acadêmicas em um compartilhar de experiência, opinião e conhecimento dos mais diversos países, com o propósito maior de fazer avançar o desenvolvimento do discurso crítico sobre a criação teatral, em todo o mundo.

O projeto que busca implementar no estado de Pernambuco um espaço permanente de debate sobre a estética teatral contemporânea. É iniciativa da Renascer Produções Culturais, sob a coordenação do produtor Luciano Rogério, com curadoria do professor de teatro Wellington Júnior.

RecifefastTeatro

O evento conta com uma série de atividades extras, entre palestras e oficinas gratuitas, leitura dramática, quatro open spaces (espaço para que grupos possam abordar o seu processo de trabalho), uma inédita mostra da dramaturgia de quadrilhas juninas e um festival nacional de cenas curtas, o também inédito RecifefastTeatro.

Partindo da ideia do “fast-food”, algo rápido, o RecifefastTeatro contará com a participação de artistas do Rio de Janeiro (Clã de Nós), Manaus (Cia. de Idéias), São José do Rio Preto (Gerrah Tenfuss) e Pernambuco.