sexta-feira, 18 de março de 2011

Espetáculo rio-pretense Mel é destaque do Festival Breves Cenas, em Manaus


O espetáculo Mel, do diretor e ator rio-pretense Gerrah Tenfuss, é um dos destaques do Festival Breves Cenas, de Manaus, que começa neste dia 17. Ele apresenta-se dia 20, no palco do Teatro Amazonas.


Essa é a segunda participação de Tenfuss no Breves Cenas. Ano passado, ele recebeu o prêmio Américo Alvarez de melhor apresentação com Abis/OM, espetáculo que está no limiar entre o teatro e a dança, utilizando os princípios de tempo e espaço do movimento artístico japonês butoh (dança japonesa pós-guerra).


Mel é uma dança baseada nas características estéticas do butoh e na relação com objetos. O nome da performance remete à esfera feminina e seu imanente poder. O espetáculo Mel é fruto de uma pesquisa sobre o universo da performance. Segundo Gerrah Tenfuss, ele tem um caráter performático, que evolui para uma peça teatral, “ganhando um enredo pós-dramático e se aprofundando no universo feminino”. O espetáculo selecionado, em 2010, para o Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto, retoma sua origem performática e será apresentado, em Manaus, em 15 minutos.


Cenas breves


O festival de Manaus se destaca no cenário nacional, tanto pela regularidade quanto por priorizar o caráter investigativo. Esse ano, o Breves Cenas tem apresentações de 15 cenas curtas, sempre às 20h, no Teatro Amazonas e com entrada gratuita.


Inscreveram-se 52 trabalhos dos mais diversos Estados do País, e a curadoria foi feita buscando uma das principais características do evento: a experimentação. Assim, trabalhos que investem na investigação entre o teatro e as mediações tecnológicas, como Distorções (MG) e Sr. e Sra. on-line (AM), dividem espaço com linguagens mais tradicionais, como Beckett sem Palavras (AM) e Bilhete da Sorte (RJ), e ainda com a mescla de linguagens da dança-teatro, que pela primeira vez dá as caras no Breves, Mel (SP) e Movimento Mínimo (PR). A curadoria foi feita por Dyego Monnzaho, Taciano Soares e Francis Madson, diretores da H Produções, e por Leonardo Lessa, coordenador do Galpão Cine Horto, Centro Cultural do Grupo Galpão.


Programação do Festival Breves Cenas

17/3 - Abertura;
Becket sem Palavras (AM)
Distorções (MG)
E se fosse você... aqui, exatamente agora? (RJ)

18/3 - Ensaio Para Outra História (MG)
Holocausto (SP)
Sr. e Sra. Online (AM)
Flicts (MG)

19/3 - Dois Lados (AM)
Movimento mínimo (PR)
Poema obsoleto (RR)
Bilhete da sorte (RJ)

20/3 - Entre Aspas (BA)
O Casamento (AM)
Mel (SP)
Ator emparedado (RJ)