quinta-feira, 24 de março de 2011

Gerrah Tenfuss recebe prêmio por pesquisa gestual no Festival Breves Cenas, em Manaus


O ator rio-pretense e performer rio-pretense Gerrah Tenfuss recebeu o prêmio Américo Alvarez na categoria Pesquisa em Gestualidade, no Festival Breves Cenas, de Manaus. Ele se apresentou no último domingo, no palco do Teatro Amazonas, com o espetáculo Mel.

“O Prêmio tem um valor muito grande. Mais de 50 grupos de todo país se inscreveram para participar do Breves Cenas e a principal característica desse festival é a experimentação. Ganhar um prêmio pela pesquisa gestual do espetáculo é o reconhecimento do nosso esforço para produzir, em Rio Preto, arte com qualidade”, declarou Tenfuss.


Essa foi a segunda participação de Tenfuss no Breves Cenas. Ano passado, ele recebeu o prêmio Américo Alvarez de melhor apresentação com Abis/OM, espetáculo com movimentos artísticos japonês do butoh (dança japonesa pós-guerra).


Mel é uma dança baseada nas características estéticas do butoh e na relação com objetos. O nome da performance remete à esfera feminina e seu imanente poder. O espetáculo Mel é fruto de uma pesquisa sobre o universo da performance. Segundo Gerrah Tenfuss, ele tem um caráter performático com um enredo pós-dramático que se aprofunda no universo feminino. O espetáculo foi selecionado, em 2010, para o Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto.

Cenas breves

O festival de Manaus se destaca no cenário nacional, tanto pela regularidade quanto por priorizar o caráter investigativo. Esse ano, o Breves Cenas teve apresentações de 15 cenas curtas, no Teatro Amazonas. Inscreveram-se 52 trabalhos dos mais diversos Estados do País, e a curadoria foi feita buscando uma das principais características do evento: a experimentação.