terça-feira, 22 de março de 2011

Não tem prá ninguém. Comer bem é em Rio Preto

Estava saboreando uma esfirra. De repente, toca o celular e vem um pedido. “Ruy, manda um texto sobre a gastronomia de Rio Preto.” Pensei: fácil. Fácil? Tinha 2 mil toques para falar de coalhada seca, babaganuche, hommus, quibe cru, kafta assada, charutinhos de folha de uva, beringela assada... Uma cidade com uma grande colônia sírio-libanesa só poderia ter entre seus pratos o melhor da comida árabe.

Parei e lembrei. Meu Deus, o nosso bacalhau ao forno é inigualável. Os portugueses, com seus vinhos, pescados e frutos do mar são tudo de bom. Rio Preto oferece uma culinária portuguesa deliciosa.

E as cantinas italianas, com suas massas exaltadas nas páginas do Estadão por escritores como Ignácio de Loyola Brandão. “Em Rio Preto, não deixe de comer o agnoline”, recomenda. Mas tem a lasanha, o nhoque, fuzili, capeletti... E as pizzarias... Uma melhor que a outra. A coisa é tão boa que abrimos franquia.

Ei! Espera aí. Não estamos esquecendo das churrascarias, das casas de cupim? Em cada esquina um espetinho. Dos mais requintados, com acompanhamentos aos dos botequins, com uma loira gelada. Churrascarias com as carnes mais nobres. Cupim casquerado. Invenção nossa. Se não for, ninguém faz melhor.

E a invasão japonesa. Sushi, sashimi, yakisoba, sukiake... Não é por nada, mas não existe restaurante japonês no interior de São Paulo que bata os nossos.

Rio Preto tem pratos para todos os gostos. Comida mineira, nordestina, gaúcha, goiana, nortista... Cachaça de primeira e queima do alho. Só de pensar, dá água na boca.

Mais recentemente, adotamos a culinária francesa, com seus pratos requintados, seus ambientes sofisticados, suas bebidas mundialmente reconhecidas.

É muita coisa, muito aroma, muito sabor... E o mais importante, uma gente que sabe apreciar tudo isso. Sofremos a influência de várias culturas. Comemos sem preconceito. Estamos abertos ao novo, ao exótico, ao arroz com feijão.

E “pra acabá”. Não tem essa história do pastel de São Paulo. As pastelarias do Mercadão de Rio Preto oferecem os melhores do Brasil. Nossos refrigerantes fazem um casamento perfeito com nossos pastéis. Quem achar que estou exagerando, é porque tem problema de paladar ou nunca comeu em Rio Preto.