terça-feira, 7 de junho de 2011

A Swift é da Cultura - 3

Fábrica de cultura
 
Ruy Sampaio

Nos dias 2 e 3 deste mês, a Universidade Livre das Artes (ULA) viveu um momento histórico. Mais de mil pessoas acompanharam a formatura dos primeiros alunos dos cursos de artes cênicas, dança contemporânea, linguagem cinematográfica, criação de bonecos e canto para solistas. Muita emoção, arte, criatividade, bom gosto e disposição. Alunos, professores, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura, familiares e parceiros realizaram uma grande celebração, tendo como motivo maior a cultura. Tudo isso foi possível graças à iniciativa da administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, em tirar do papel a proposta de transformar o conjunto de prédios da Swift num local para cultivar o conhecimento, a sensibilidade e a arte. No início do ano, o prefeito Edinho Araújo assinou o decreto, criando a Universidade Livre das Artes. A partir desse momento, iniciamos os trabalhos para a adaptação dos prédios e criação dos cursos. Buscamos parcerias. A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp) e a Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP) encamparam a idéia. As duas entidades desenvolveram, juntamente com a Secretaria de Cultura, a grade curricular. Também forneceram os professores.

A transformação física da Swift na Universidade foi um esforço conjunto. Envolveu vários órgãos da administração, como as secretarias de Obras, Finanças, Serviços Gerais, Meio Ambiente, entre outras. Enfrentamos dificuldades e barreiras que pouco a pouco foram vencidas. Desde a aquisição de equipamentos e material didático a cartas anônimas dirigidas à professora Karen Müller, chefe do departamento de Artes Cênicas da ECA, que tinham por objetivo inviabilizar a concretização da Universidade, tivemos de transpor. Não fosse a coragem de Karen e a credibilidade que a Secretaria de Cultura conquistou nos últimos três anos e meio nossos alunos não estariam recebendo hoje seus certificados. No primeiro semestre, 130 alunos completaram os cursos. Jovens, adultos e idosos de Rio Preto e região encontraram na ULA uma resposta para suas expectativas e anseios. Mais 350 estão inscritos para outros sete cursos que serão realizados no segundo semestre.

Professores qualificados — muitos com títulos de doutorado - e ensino gratuito compõem a fórmula do sucesso da Universidade Livre. Investindo na democratização do saber, o governo municipal cumpriu seus compromissos e objetivos. O cidadão, meta da administração, é o grande beneficiário da transformação de um conjunto de prédios abandonados por mais de 20 anos num centro de excelência artística. Desenvolvemos uma política cultural, priorizando a diversidade. Atividades formativas foram propagadas por toda a cidade. A ULA, os Núcleos Municipais de Artes, a Escola Municipal de Artes da Casa de Cultura, o Núcleo de Ensino Musical do Jardim Soraya, o Centro Cultural “Daud Jorge Simão” atenderam milhares de pessoas. Disseminando o saber e oferecendo oportunidade a todos é como entendemos que deve agir o homem público comprometido com a cultura e seus semelhantes.

Diário da Região - 10/7/2004