quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Festa do Milho de Jaci terá 120 toneladas de milho verde



A 23ª Festa do Milho Verde de Jaci acontece nos dias 11 e 18 de março no Parque do Milho, em Jaci. Um dos maiores eventos gastronômicos da região, a Festa do Milho é realizada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra 64 obras sociais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, além de manter uma missão em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Cerca de 120 toneladas de milho verde serão transformadas em mais de 20 deliciosos doces e salgados. Serão produzidas 50 mil pamonhas, 20 mil potes de curau, 6 mil bolos, 25 mil coxinhas e 18 mil croquetes, entre outros. Há ainda venda de sucos, sorvetes e refeições completas: nhoque, macarrão, arroz carreteiro, costela no tacho e churrasco de boi, porco e carneiro – todos, é claro, acompanhados de milho. Não há venda de bebidas alcoólicas.

Além dos quitutes, há opções de lazer como passeios a cavalo, charrete, trenzinho, parque infantil, entre outros.

Novidades – A nova barraca da polenta trará a iguaria em três versões: cozida, frita e assada. Outra novidade é o chipaguaçú, quitute preparado com milho cortado e batido no liquidificador com leite, e temperado com queijo em cubos e cebola frita.

Em homenagem à missão da Associação e Fraternidade em Porto Príncipe, a Festa ganha este ano uma barraca temática do Haiti. Haverá comidas típicas e exposição de fotos. Seis jovens haitianos, que se preparam para a vida religiosa na Fraternidade São Francisco de Assis, participarão da festa.

Programação Religiosa – Definida por Dom Paulo Mendes Peixoto como a Festa que alimenta o corpo e a alma, a Festa do Milho tem também uma extensa programação religiosa. São cinco horários de missa: 6h30 (geralmente para os voluntários); 9h30, 11h, 13h30 e 15h.    

Mais informações: http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br