domingo, 28 de março de 2010

Cennarium - It’s Showtime, teatro via internet


Nasceu neste dia 27 de março – Dia Internacional do Teatro –, a Cennarium - It’s Showtime, a primeira empresa no mundo especializada em transmissão de espetáculos e peças de teatro via internet. Com investimento inicial de R$ 10 milhões, a empresa tem como proposta, disseminar e incentivar o desenvolvimento da indústria de entretenimento cultural, e especialmente ser um instrumento de fomento do teatro brasileiro.

A empresa não tem como objetivo substituir a experiência única de ver e apreciar as tradicionais apresentações dos espetáculos e peças de teatro ao vivo, mas sim disponibilizar uma nova opção para fomento de cultura, neste caso, on demand via web (internet). O diferencial é que com a Cennarium será possível assistir a espetáculos a qualquer hora e em qualquer lugar – em casa, no escritório, à espera de um voo, com a família ou os amigos.

Inicialmente, o Portal Cennarium – It’s Showtime (principal empreendimento da companhia) concentrará mais de 20 espetáculos. No endereço eletrônico, serão disponibilizados os sites oficiais de cada espetáculo e peça teatral, onde o internauta poderá obter mais informações sobre as produções que estão e entrarão em cartaz.

A cada mês, novos espetáculos entrarão em cartaz na Cennarium. “Cada pessoa terá um login para acesso ao portal e o espetáculo escolhido ficará disponível por 24 horas para que seja assistido”, explica o CEO da Cennarium, Harry Fernandes. O acesso às peças do Portal Cennarium se dará a partir da compra de créditos, por meio de cartões de débito e crédito, boletos e transferências bancárias.

O nascimento da Cennarium se deu após uma análise de mercado de quase um ano. O diretor da Cennarium, Roberto de Lima, aponta que percebeu a carência de cultura dos brasileiros, por motivos como falta de recursos, hábito ou acessibilidade.

A maior concentração de casas de espetáculos está no eixo Rio – São Paulo, o que inviabiliza a ida para outras capitais. De acordo com análise de dados do Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), estima-se que pelo menos 95% da população brasileira nunca esteve em um teatro. A Cennarium passa a ser uma alternativa para que a população de diferentes classes sociais consuma mais cultura.