sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ponta Porã


Cenas Urbanas (24/11/2008)
Tony Bellotto

Ponta Porã é uma dessas cidades que nos ajudam a entender melhor o país em que vivemos. Ou que nos confundem de vez a idéia de pátria. Tocamos lá, os Titãs, na semana passada. É das poucas cidades brasileiras de médio porte em que ainda não havíamos tocado. São 26 anos de carreira! Não bastasse a cidade do Mato Grosso do Sul situar-se na fronteira com o Paraguai – ou melhor, a fronteira é que se situa na cidade, já que uma metade de Ponta Porã é brasileira e a outra, paraguaia -, ali realizou-se um grande encontro nacional (internacional, aliás, como tudo que ocorre em Ponta Porã, uma cidade de dois países) de motoqueiros.

Isso mesmo, milhares de motoqueiros reunidos numa fronteira para celebrar os ideais dos amantes do motociclismo: liberdade, barulho, velocidade, desapego, independência e vento no rosto. E quem melhor para embalar musicalmente os ruídos libertários dos motores ferozes? Uma banda de rock, claro. Lá fomos nós.

Tudo bem, não deu para dormir nem um instante, no hotel, durante a tarde, antes do show. As motos percorriam as ruas da cidade num cortejo ensurdecedor sem fim, como uma grande serpente ruidosa. Sem problemas: garanto que os motoqueiros também não conseguiram dormir depois que entramos no palco.

Além do nosso show – que não é exatamente uma sucessão de canções de ninar – tivemos a ajuda de uma tempestade que quase fez as torres de luz e som levantarem vôo. No fim das contas sobrevivemos todos – motoqueiros, roqueiros e público em geral -, apenas um pouco encharcados, mas roucos e satisfeitos. Quem passar por aqueles lados ainda agora poderá escutar o eco das vozes misturadas ao ruído de motores, guitarras e vento da fronteira: Não sou brasileiro! Não sou estrangeiro! Sou de nenhum lugar! Sou de lugar nenhum!

DVD…

…o maior clássico do gênero road movie, Easy Rider, Sem Destino, filme que marcou e simbolizou uma geração e que tem, de quebra, uma trilha sonora excepcional. Born To Be Wild, do Steppenwolf, por exemplo, tocou várias vezes em Ponta Porã, antes de começar o show dos Titãs.