quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sesi apresenta o espetáculo rio-pretense Abis/OM


O Sesi Rio Preto apresenta, neste dia 17 de novembro, o espetáculo Abis/OM, que tem direção e atuação do rio-pretense Gerrah Tenfuss. A apresentação faz parte do projeto Boca de Cena 2010 e acontece logo após a participação do ator na oficina Corpo, Tensão e Intensidade no Teatro Pós-dramático, ministrada pelo teórico da estética teatral e do teatro contemporâneo, o alemão Hans-Thies Lehmann, em São Paulo.

“O contato com Lehmann, que criou o termo pós-dramático, onde se insere o espetáculo, provocou a ampliação dos recursos não-lineares contidos na obra”, explica Tenfuss. Essa é a primeira apresentação de Abis/OM, após a oficina com o teórico alemão. “Quem for ao teatro do Sesi verá em primeira-mão as mudanças.”

Abis/OM foi eleito destaque de 2009 pelo site UOL, recebeu o prêmio de melhor iluminação no Festival de Goiânia e o prêmio Américo Alvarez no Festival de Manaus. Segundo Tenfuss, o espetáculo está no limiar entre o teatro e a dança, utilizando os princípios de tempo e espaço do movimento artístico japonês butoh.

O diretor explica que a opção pelo butoh surgiu ao tomar contato com esses princípios em workshops e oficinas realizadas com o grupo Lume Teatro, de Campinas, Tadashi Endo, coordenador Mamu Butoh Center, da Alemanha e Yoshi Oida, ator da companhia de Peter Brook.

Abis/OM é um trabalho solo que busca, por meio de uma linguagem simbólica, silenciosa e contemplativa, descrever as trajetórias de um ser - singular e plural - pelos labirintos e abismos da condição humana. É a história do mito homem que se levanta do lodo da terra passando por aspectos animalescos até chegar à condição humana. Nessa condição, se depara com as inúmeras teorias do intelecto atingindo um clímax que o faz retornar a sua origem adicionada a experiência do percurso.

Com um tempo dilatado as figuras se formam e desaparecem de maneira sutil e brusca. A inerência ou imanência da morte, ou o intervalo caracterizado pelo pós-vida aparecem como atmosfera. O clima caminha do denso ao abstrato, etéreo. A narrativa rompe por completo com a linha sintagmática, propondo imagens abstratas e com interpretação multifacetada.

Ficha Técnica: Concepção, direção e atuação: Gerrah Tenfuss. Fotografias, produção e operação de luz e som: Carolina Alvim. Duração: 40m. Faixa Etária: 14 anos. Gênero: teatro/dança.

Abis/OM

Data: 17/11/2010

Horário: 20 horas

Local: Teatro do Sesi Rio Preto, avenida Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira. Mais informações pelo telefone (17) 3224-6611