quinta-feira, 7 de abril de 2011

50 anos de Expo


A tradicional Exposição Agropecuária de Rio Preto vive um ano especial, o de seu cinquentenário. São 50 anos, promovendo o agronegócio de Rio Preto e de toda região Noroeste do Estado. Para comemorar a data, está prevista uma grande festa.

A administração municipal, os produtores rurais, lideranças da agricultura e entidades ligadas ao setor devem unir forças para fazer desta uma grande exposição, que deverá ser lembrada nos próximos 50 anos. Portanto, não é mais uma exposição, mas a exposição.

Marcada para acontecer em outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, a nossa Expo, como carinhosamente é tratada pelos moradores de Rio Preto -- que a adotaram com uma instituição da cidade --, tornou-se referência do agronegócio no Estado de São Paulo. Participam dela as melhores raças, os melhores criadores e animais premiados.

No ano passado, recebeu R$ 1 milhão em investimentos para sua realização, criando 750 empregos. Os investimentos deste ano deverão elevá-la à condição de uma das duas ou três mais importantes feiras anuais do agronegócio paulista.

Penso que para chegar a essa patamar não bastam investimentos. A preocupação deve ser também com o profissionalismo, envolver todos ligados à agropecuária. Além de atrair criadores de animais, montadoras, indústrias de insumos, fabricantes de produtos veterinários e outras grandes empresas do setor, os organizadores precisam oferecer, aos participantes, conhecimento, por meio de palestras com especialistas. Assim, teremos uma feira de fato, que cumprirá com seu papel em toda a sua plenitude, reunindo grandes atrativos para os diferentes públicos de Rio Preto e região.

Por sua importância, a torcida é para que seja tratada de forma especial. Com uma grande comissão organizadora, trabalhando em sintonia com o poder público municipal, ela tem tudo para ser repleta de êxito.

Artigo publicado no jornal Bom Dia - 2/4/2011