quinta-feira, 10 de maio de 2012

Kafka representa Rio Preto na final do Mapa Cultural


  
O espetáculo O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente, do performer Gerrah Tenfuss, vai representar a região de São José do Rio Preto, na final do Mapa Cultural Paulista, a Fase Estadual. A apresentação acontece neste sábado (12/5), às 19 horas, no teatro do CEU Jambeiro, localizado em Guaianases. No domingo (13/5), ele fará, no local, um workshop sobre o processo de criação do espetáculo.

Kafka foi o vencedor da fase regional do Mapa Cultural Paulista, no final de 2011. O espetáculo também foi premiado com a melhor iluminação e recebeu menção honrosa pela pesquisa. “É uma honra muito grande participar da final do Mapa. É a responsabilidade de representar a produção teatral e os grupos de Rio Preto e região, referência no cenário das artes cênicas, diante de outras regiões do Estado e para um corpo de jurados exigente como o do Mapa”, declarou Tenfuss.

O Mapa Cultural objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior de São Paulo em treze regiões. Ele acontece nas cidades sedes das expressões artísticas. Na Fase Estadual, todos os selecionados na Fase Regional participam de um evento na Cidade de São Paulo. Isso objetiva ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa. Nesta fase, serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CDS e o DVD que serão entregues em forma de premiação.

A montagem foi contemplada no Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural e selecionada para o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto-FIT 2011. Também recebeu o prêmio de melhor texto no Festival Nacional de Teatro de Goiânia.

Jair Ferreira dos Santos

O espetáculo é a encenação do conto homônimo do escritor pós-moderno, o procopense Jair Ferreira dos Santos, presente em seu livro Cyber Senzala. A obra discute a capacidade de influência que a literatura tem na vida de uma pessoa. No conto, o personagem central se identifica com a obra do autor tcheco Franz Kafka e decide também ser escritor e, mais que isso, reencarnar o próprio Kafka.

A peça é um drama com um texto irônico e sarcástico, que beira o humor negro. “É um texto rico, inteligente, veloz e muito poderoso. O humor é ácido e, apesar de ser um monólogo, o espetáculo tem muita ação”, informa Tenfuss.

A direção é de Carolina Alvim, formada pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, que tem em seu currículo A Aventura de um Fotógrafo, baseada na obra do autor Italo Calvino, Amores Difíceis. Segundo ela, houve um trabalho muito intenso com o ator para que ele pudesse absorver a atmosfera kafkaniana. 

A montagem teve a participação de profissionais experientes, que se preocuparam com cada detalhe do espetáculo. O figurino é assinado pela grife Estivanelli. Foram compostos trajes inspirados nas vestimentas de Kafka. A trilha sonora é assinada por Ly Sarkis, que procura criar o clima angustiante da obra de Kafka, na visão de Jair Ferreira dos Santos. A iluminação é de Lu Lopes e foi toda trabalhada sobre o noir.

Mais informações: (17) 8115-8124


Serviço – Mapa Cultural Paulista
O que Fazer com o que Kafka fez com a Gente
Quando - 12/5/2012
Horário - 19 horas
Local - Teatro do CEU Jambeiro, avenida José Pinheiro Borges, 60, Guaianases, São Paulo
Da obra de Jair Ferreira dos Santos
Direção - Carolina Alvim
Solo - Gerrah Tenfuss
Fotos - Nathalie Gingold
Figurinos - Estivanelli
Iluminação - Luís F. Lopes
Trilha sonora - Ly Sarkis
Voz em off – Ruy S. Sampaio
http://oquefazercomoquekafkafezcomagente.wordpress.com/