terça-feira, 3 de março de 2009

2012 já começou


A administração do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) nem completou 100 dias e a movimentação nos bastidores da sucessão municipal de 2012 está acelerada. O convite feito pelo presidente do PV, Cacau Lopes, para o ex-prefeito Manoel Antunes se filiar ao partido é mais um lance na disputa pela Prefeitura de Rio Preto.

Em princípio, a cidade tem quatro candidatos definidos: Valdomiro Lopes (PSB), Edinho Araújo (PMDB), Manoel Antunes (ex-PSB) e João Paulo Rillo (PT). O único com mandato é o atual prefeito. Por isso, os demais deverão disputar as eleições do ano que vem. Político sem mandato é como general sem exército. Todos sabem disso.

As estratégias são simples. Valdomiro é obrigatoriamente candidato à reeleição. Não disputar a eleição de 2012 é reconhecer antecipadamente que não foi um bom prefeito para a cidade. Para vencer, precisará que sua administração esteja bem avaliada. Tem 3 anos e 8 meses pela frente para provar que foi merecedor dos votos da maioria dos rio-pretenses.

Edinho Araújo ingressou no PMDB. Assumiu a presidência da Codasp e é coordenador da campanha a governador de Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB). Vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Deve sair com uma boa votação de Rio Preto e obter o restante dos votos necessários na região, onde sempre foi bem votado. Eleito deputado, aumenta sua munição para a disputa municipal.

Manoel Antunes também precisa de mandato. Recebeu convite para ingressar no PT. Mas ele sabe que para se eleger deputado federal pela legenda de Lula são necessários mais de 100 mil votos. O PV pode ser a solução. Pode se eleger na casa dos 60 mil a 70 mil votos. Seu compromisso com a família Rillo - leia-se PT rio-pretense - está concluído. Marco, o pai, foi eleito vereador e João Paulo, o filho, credenciou-se a um cargo no governo federal graças à boa votação que teve na cidade. Pode até dobrar com João Paulo em 2010, mas em 2012 cada um segue seu caminho.

Cacau já confirmou que se Antunes entrar no PV tem legenda garantida para prefeito. Eleito deputado ou não, Antunes é candidato em 2012.

João Paulo Rillo disputa uma vaga na Assembléia Legislativa com ampla condição de se eleger. Obteve 100 mil votos na eleição passada e sai praticamente sozinho na disputa para deputado estadual. Seus concorrentes na cidade, os deputados estaduais José Carlos Vaz de Lima (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM), estão fora do páreo. Vão disputar vaga na Câmara dos Deputados. E Valdomiro também está fora da disputa, apesar de querer lançar um candidato para tirar votos de João Paulo.
As pedras estão se mexendo no tabuleiro.