segunda-feira, 2 de março de 2009

Remédio que trata a dengue chega às farmácias

Já está à venda nas farmácias de todo o país o primeiro medicamento para o tratamento dos sintomas da dengue.

Aprovado e registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final do ano passado, o medicamento pode ser vendido sem receita médica. O produto auxilia no tratamento dos sintomas da dengue, como cansaço, desânimo, indisposição, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, inapetência, febres e calafrios, dor abdominal e dor retro-ocular.

Desenvolvido pelo pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e médico homeopata Professor Doutor Renan Marino (*), o medicamento teve todos os ensaios de segurança (toxicologia pré-clínica) realizados no Laboratório de Pesquisa em Fármacos da Universidade Federal do Amapá, sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Tavares.

O medicamento também foi objeto de estudo realizado pelo Dr. Renan Marino na cidade de São José do Rio Preto, em 2007. Segundo este estudo, o medicamento atua na prevenção juntamente com todas as outras ações de combate ao mosquito, reduz o índice de contaminação em 73% dos casos e diminui o tempo de recuperação do paciente, além de tratar da sintomatologia, inclusive as complicações hemorrágicas.

O produto tem em sua composição os ativos naturais Eupatorium perfoliatum, Phosphorus e Crotalus horridus, de maior analogia representativa nos atuais quadros de dengue clássica e hemorrágica.

O ativo Eupatorium perfoliatum representa o quadro típico de dengue clássica e o ativo Phosphorus exerce, através de sua ação hepatotrópica, a manutenção da integridade funcional do fígado e o aumento do número de plaquetas e da produção dos fatores de coagulação. O terceiro ativo, Crotalus horridus, corresponde à síntese mais semelhante ao quadro hemorrágico da dengue.

O fabricante recomenda que seu uso em casos de gravidez, período de lactação e na utilização por crianças menores de 2 anos seja orientado por médicos.

O medicamento homeopático recebeu o nome PRODEN® e é produzido e comercializado pelo Laboratório Almeida Prado. Para saber quais outras farmácias da região ou da cidade tem o medicamento, basta ligar para 0800 707 63 11 (ligação gratuita).

Referências: MARINO R. - International Journal of High Dilution Research, v.7, issue 25, p.179-185, December 2008

* O pesquisador Dr. Renan Marino, é médico homeopata, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e professor de Homeopatia no Instituto Homeopático François Lamasson de Ribeirão Preto.

Serviço:
Medicamento: PRODEN®
Registro na Anvisa: medicamento homeopático, sob nº 1.0266.0168.001-3, publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 08/12/2008
Indicação: auxiliar no tratamento dos sintomas da dengue
Medicamento isento de prescrição médica.
www. http://www.homeopatiaalmeidaprado.com.br/

Fonte: Segs - Portal Nacional