sexta-feira, 13 de março de 2009

Swift - Nosso Centro de Eventos


O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, João Roberto Antonio, discute uma questão importante em artigo publicado no Diário da Região (12/3): a construção de um centro de eventos em Rio Preto. Há anos, esse tema vem sendo debatido e não sai do papel.
Na gestão do professor Manoel Antunes, foi construído o Centro Regional de Eventos. Na realidade, um ginásio de esportes subaproveitado na cidade. Com uma série de problemas estruturais e mal planejado, a obra inviabiliza a realização de grandes eventos. Não tem refrigeração. Não tem acústica. Não tem conforto. Nem as instalações necessárias para um congresso, por exemplo.
Atualmente, o Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto vem suprindo a carência de um centro de eventos. Ali, estão sendo realizados shows, palestras, encontros, exposições e diversas atividades. Porém, muitas de forma adaptada e sob o risco de intempéries climáticas. O secretário municipal de Agricultura, Moacyr Seródio, teve a percepção que o espaço pode ser melhor aproveitado. Ele já trabalha para fazer algumas adequações necessárias.
A cidade também abriga o complexo Swift. No final do ano passado, o ex-prefeito de Rio Preto Edinho Araújo assinou o contrato para a reforma e restauração da Swift. A obra, orçada em R$ 7,5 milhões, deveria ser concluída no prazo de sete meses a partir da assinatura da ordem de serviço. Seria a primeira das duas etapas em que está dividido o projeto que prevê a transformação da Swift num centro de educação e cultura. O orçamento total ultrapassa os R$ 14 milhões. O contrato assinado pelo ex-prefeito englobava parte da estrutura elétrica e hidráulica, além da construção, num dos galpões, de um teatro/auditório com capacidade para 1.020 lugares.
O projeto prevê ainda a construção de outro teatro, de 400 lugares (que terá a capacidade de se dividir em até quatro salas de 100 lugares), restaurante, um grande salão de feiras e eventos (a ser instalado no graneleiro), estacionamento para mil veículos e um espaço para abrigar o Arquivo Público.
Pode estar aí a solução para um centro de eventos. Solução que faz parte das promessas do prefeito Valdomiro Lopes, que, em troca do apoio do ex-prefeito Edinho Araújo, se comprometeu a dar continuidade em suas principais obras. Infelizmente, o projeto está parado.
Nos últimos oito anos, a Swift abrigou uma série de eventos, principalmente, na área cultural, como o Festival Internacional de Teatro, a Bienal do Livro, a Universidade Livre das Artes. Com a reforma prevista, poderá abrigar feiras e congressos.
Rio Preto tem vocação para o turismo de negócios, científico, empresarial, de entretenimento, cultural e rural. É preciso melhorar a infra-estrutura da cidade como diagnosticou o doutor João Roberto Antonio, mas não podemos abrir mão dessa saída.
O melhor exemplo a ser seguido é o de Joinville, onde foi construído o Centreventos Cau Hansen.