sábado, 7 de março de 2009

Centenário do Silva – 128 telas





Ver todas as fotos

No próximo de 12, José Antônio da Silva completaria 100 anos. A Prefeitura de Rio Preto, em parceria com o Riopreto Shopping, realiza de 12 a 21, a exposição “Centenário de Silva”. O evento acontece na Praça III do shopping e contará com 28 telas “inéditas” do artista. As obras foram cedidas por colecionadores. A abertura será feita pelo escritor, jornalista e autor do livro "Silva: Quadros e Livros - Um Artista Caipira", Romildo Sant'Anna, que irá proferir a palestra "José Antônio da Silva: O Centenário do Silva".

Em Rio Preto, o público também pode apreciar a genialidade de Silva em outros locais. No Museu de Arte Primitivista-MAP, localizado no Centro Cultural “Daud Jorge Simão”, estão expostas 67 telas. No Museu de Arte Naif, na rua Saldanha Marinho, 3125 ( esquina com a Voluntários de São Paulo), existem 15 painéis. Na Capela do Santíssimo, na Igreja da Redentora, termos 18 telas que retratam a Via Sacra na visão artista. No total, o público poderá entrar em contato com 128 telas de Silva.

No MAP também estão expostos 26 objetos fotográficos impregnados de óleo sobre tela, com forte influência da Pop Art, além de objetos históricos coletados por Silva.

Biografia
Leia a biografia de José Antônio da Silva escrita pelo professor-doutor Romildo SantÁnna.

Restaurações
Em 1980, foi inaugurado o Museu de Arte Primitivista José Antonio da Silva. Em 1999, com a interdição do Centro Cultural, as telas de Silva foram depositadas nos porões do Teatro Municipal de Rio Preto, onde permaneceram até março de 2001. Naquele ano, a Secretaria de Cultura de Rio Preto restaurou várias telas do artista que encontravam-se danificadas. Muitas telas estavam rasgadas, raspadas, algumas com a tinta óleo descolando por falta de conservação e outras destruídas pela ação de leigos e pessoas despreparadas que tentaram intervir nas telas. Valdrix, aluno e discípulos de Silva, foi o responsável pelo restauro, que teve a supervisão do professor-doutor Romildo Sant’Anna. “Foi uma iniciativa corajosa e necessária”, declarou o secretário de Cultura na época, Ruy Sampaio.

Em 2004, a Secretaria Municipal de Cultura abriu a licitação para a restauração de 15 pinturas murais de José Antônio da Silva localizada em uma sala da antiga Biblioteca Municipal, atual Museu de Arte Naif. O trabalho foi realizado pela restauradora Luciana Bonadio. “Era reivindicação antiga da comunidade, nossa obrigação e um compromisso da Secretaria de Cultura”, declarou o ex-secretário Ruy Sampaio.