quarta-feira, 18 de março de 2009

A agricultura no melhor caminho


Sergio Antonio Expressão

No início do ano, tomou posse o novo presidente da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), Edinho Araújo, ex-prefeito de São José do Rio Preto. O ato aconteceu durante a reunião do Conselho Administrativo da empresa, presidido pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio. A notícia não poderia ser melhor para os produtores rurais e prefeitos, principalmente, da nossa região. Edinho, além de capaz, é uma pessoa sensível e conhece como ninguém as necessidades do setor agrícola e dos pequenos municípios.

Vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do governo do Estado de São Paulo, a Codasp é uma empresa de engenharia que oferece obras e serviços de motomecanização e infraestrutura voltados à agricultura, ao agronegócio, ao desenvolvimento sustentado e à conservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis (principalmente do solo e da água). Por ser uma empresa moderna, de economia mista, reconhecida por sua longa experiência, capacidade técnica no emprego de inovações tecnológicas e agilidade operacional no atendimento as suas demandas, tem entre seus clientes produtores rurais, prefeituras municipais, cooperativas agrícolas, secretarias de Estado e outros órgãos públicos (federais, estaduais e municipais).

Atualmente, uma das principais ferramentas para o escoamento da safra são as estradas rurais que atendem às propriedades agrícolas. Para que o produtor não tenha prejuízo, é preciso que elas estejam bem-conservadas e em boa condição de tráfego. É aí que entra a Codasp, com o projeto Melhor Caminho, cujo objetivo é conservar as estradas rurais (não-pavimentadas) de forma a preservar os recursos naturais. O Melhor Caminho também proporciona ao morador do meio rural o transporte seguro dos insumos e safras agrícolas, estimulando a produção e o acesso à educação, saúde, abastecimento e lazer dos centros urbanos, melhorando sua qualidade de vida.

Com toda uma gama de serviços, a Codasp é uma aliada do produtor rural. Sendo da nossa região, o seu presidente pode dar uma atenção especial ao nosso produtor, sem prejuízo das demais regiões atendidas pela empresa no Estado. Edinho sempre foi um homem aberto e receptivo. Tenho certeza que o companheiro, prefeito ou produtor rural que for procurá-lo, seja na presidência da empresa em São Paulo, seja no Centro de Negócios de São José do Rio Preto, que é o escritório da empresa localizado no bairro Romano Calil, será atendido da melhor forma possível. Da nossa parte, a Codasp sempre encontrará no Sindicato Rural de São José do Rio Preto um parceiro. Nossos objetivos são os mesmos: defender os interesses do produtor rural e lutar para o desenvolvimento da nossa região e do País.

É presidente do Sindicato Rural de São José do Rio Preto