quinta-feira, 19 de março de 2009

Repensar o governo


O jornalista Alexandre Gama informa, em sua coluna no Diário da Região, que o prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), anda estressado “diante de tantos fatos negativos e desastrosos envolvendo seu nome e sua administração.” Ainda segundo a coluna, o prefeito disse que não consegue ler ou ver nada positivo em relação a ele e ao seu governo na imprensa e que, se nada mudar, vai fazer “um limpa” no 4º andar. Se Valdomiro não consegue ler nada de positivo nos jornais, a explicação é simples: seu governo não anda produzindo nada de positivo. Nesse caso, não adianta a assessoria de imprensa se descabelar para emplacar boas notícias nos veículos de comunicação. Elas não existem.

Em vez de ameaçar “um limpa”, o prefeito Valdomiro deveria repensar seu governo e tomar atitudes que revertam essa situação. A cidade não pode ficar abandonada. Não pode acumular sujeira, assistir ao mato tomar conta e constatar que suas vias foram transformadas em pistas de obstáculos repletas de buracos. Isso não poderia estar acontecendo e Valdomiro foi alertado sobre isso. Ele foi informado dos prazos dos contratos e das licitações antes de assumir.

E essa história de fantasma. Valdomiro Lopes não terá paz no governo se insistir em nomear o vereador Oscarzinho Pimentel (PPS) para o cargo de secretário municipal do Trabalho. Já deveria ter indicado outro nome e tirado o fantasma de sua companhia. Esse é um problema do Legislativo que Valdomiro está querendo trazer para o Executivo. Com criador de fantasma no governo, terá que fazer “um limpa” no 4º andar toda semana.

Prefeitura não é agência de turismo. Pega mal esse negócio de ocupantes em cargo de confiança ficar o tempo todo viajando às custas da administração. Viagens só devem ser feitas a trabalho e quando realmente necessárias.

Enfim, Valdomiro precisa reunir seus homens e mulheres de confiança. Criar uma agenda positiva. É preciso estar cercado de pessoas com sensibilidade, experiência e visão política. É preciso estratégia e evitar o desgaste desnecessário. Esse negócio de cercar frango não dá certo.