sexta-feira, 27 de março de 2009

Setor agropecuário discute cenário de 2009


O Sindicato Rural de São José do Rio Preto realiza, neste sábado, em parceria com a Faesp - Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, um seminário. O evento vai discutir a perspectiva do cenário agropecuário em meio à crise mundial que tem atingido praticamente todos os setores da economia. O seminário acontece a partir das 9 horas, no Senac de Rio Preto. Entre os palestrantes estão o presidente da Faesp, Fábio Meirelles (foto acima), e o assessor de gestão estratégica do Ministério da Agricultura, Derli Dorsa.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Rio Preto, Sergio Antonio Expressão, serão debatidos temas, como preço, câmbio, política agrícola, escassez de crédito para o financiamento da safra, microempresa rural e meio ambiente. “A agricultura sempre sustentou a economia nos momentos mais agudos de crise e agora não será diferente. Este seminário tem por objetivo apontar caminhos e orientar o produtor rural”, afirma.

Serão ministradas as seguintes palestras: “Perspectiva do Cenário Agropecuário 2009”, por Fábio de Salles Meirelles, presidente da Faesp/Senar; “Meio Ambiente, considerações do Ministério da Agricultura”, por Derli Dorsa, assessor de gestão estratégica do Ministério da Agricultura; “Microempresa para Produtor Rural”, por Paulo Arruda, diretor-técnico do Sebrae e “Comodato, Faesp e Prefeitura de Rubinéia”, por Adauto Luiz Lopes, presidente do Sindicato Rural de Rubinéia.
Para o produtor brasileiro, o Decreto 6.514, de 2008, que trata dos crimes ambientais e da escassez do crédito público e privado ainda precisa de explicações. Esses talvez tenham sido os temas que mais trouxeram preocupação ao produtor rural nos últimos tempos.

As restrições ambientais para a tomada de crédito, elevação dos custos financeiros, aumento do grau de risco das operações rurais e escassez de crédito para o financiamento da safra estão relacionados ao decreto que será debatido. “Essa é uma discussão que tem de ser feita. Temos sido muito procurados no sindicato por produtores preocupados com a questão ambiental. Será um bom momento para esclarecer as dúvidas”, diz Expressão.

O seminário é voltado para representantes de classe e produtores rurais. Para participar, a entrada é franca. Não há necessidade de inscrição prévia.

Serviço
Seminário “Perspectiva do Cenário Agropecuário 2009”
Data: 28/3/2009
Horário: 9 horas
Local: Senac - rua Jorge Tibiriçá, 3.518 - Centro